Sustentabilidade do Algodão é destaque em evento da ABRAPA

O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), implantado por um conjunto dos produtores de algodão do país, transformou o Brasil atualmente no maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, título ratificado pela chancela da Better Cotton Iniciative (BCI), organização suíça de referência quando o assunto é o licenciamento de algodão em conformidade com os princípios sustentáveis.

Essa boa notícia chamou a atenção no evento da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), que teve como pauta a discussão sobre a sustentabilidade do setor. Diante de uma plateia de mais de 350 pessoas representando diversos segmentos da área, foi anunciada oficialmente a parceria do órgão com a Lojas Renner S.A. para o movimento “Sou de Algodão”, com o objetivo de conscientizar o consumidor final sobre as características positivas do uso do algodão como matéria prima, seus benefícios e seu modo de produção, tendo como base as referências de práticas sustentáveis nos quesitos ambientais, sociais e econômicos.

O movimento auxilia na construção de uma cadeia têxtil mais sustentável e mais responsável, garantindo o avanço no consumo responsável dos produtos que utilizam a matéria prima.

Também no evento, outro destaque ficou por conta das palavras do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, com o compromisso de simplificar os trâmites de registros de defensivos agrícolas, que já há tempos é uma reivindicação dos produtores do setor. As pragas e doenças são uma preocupação constante na cultura do algodão (e em diversas outras), pois expõem a vulnerabilidade da cultura e necessitam de proteção, através de uma nova lei de defensivos que facilite esse combate às pragas.

Finalizando, o evento fez questão de ressaltar as conquistas de 2017, principalmente o cenário de recuperação da crise econômica, a sinalização do aumento do consumo, o clima favorável e a produtividade recorde.

Compartilhe:

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn