IBGE divulga crescimento da Safra Brasileira em 2017

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou recentemente no Rio de Janeiro um estudo que, de acordo com o LSPA (Levantamento Sistemático de Produção Agrícola), aponta um crescimento de mais de 20% na safra brasileira de oleaginosas, cereais e leguminosas da Safra 2017.

No mesmo ritmo, o estudo aponta também um crescimento importante nas áreas de colheita: em 2016 foram ao todo 57,1 milhões de hectares e a estimativa para esse ano é um crescimento de quase 5%, com um total de 59,9 milhões de hectares.

As boas notícias foram comemoradas pelo mercado de forma geral, que estima uma produção que pode chegar a 221,4 milhões de toneladas. Só para se ter ideia, o ano de 2016 registrou um número de 184 milhões de toneladas.

Quando falamos das culturas produzidas, a liderança e a hegemonia absoluta continuam com as plantações de arroz (com uma estimativa de aumento de produção de 12% em relação ao ano passado), milho (um aumento de produção estimado em quase 40% em relação ao ano passado) e soja (aproximadamente 10% de crescimento em relação a 2016).  Juntas, elas somam uma impressionante participação de mais de 90% da estimativa de produção do país. Além disso, a área de colheita dessas culturas ocupa hoje mais de 85% de todas as áreas de colheita no Brasil.

O crescimento da produção, ainda tendo como base o estudo feito pelo LSPA, tem como destaque a região Nordeste do país (estima-se um crescimento de quase 90% na produção na região). Principal região produtora do país, o Centro-Oeste tem uma estimativa de crescimento de 25%.

Compartilhe:

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn